segunda-feira, 20 de maio de 2019

Mais uma palavra hebraica que sempre nos desafia! ״דומיה - DUMIAH”

maio 20, 2019 // by Shalom Araraquara // // No comments

״דומיה - DUMIAH”

É mais uma palavra hebraica que sempre nos desafia! 

Lembrando que o hebraico começa da direita pra esquerda (escrita e leitura) e, em DUMIAH (דומיה) as 5 letras: ד, dálet, ו, vav, מ, mêm, י, iud e a letra hê ה.

O SALMO 62:1 diz: 
“A minha alma espera silenciosamente em Deus; dele vem a minha salvação”. 

Claro que há variação de versões e você pode conferir; contudo, o original é estático e, ao mesmo tempo, dinâmico e desafiante no propósito da palavra DUMIAH e o seu significado!

“DUMIAH” (דומיה) - “Silêncio absoluto”. 

À luz de DUMIAH, a tradução do Salmo 62:1, assim fica:
“A minha alma EM SILÊNCIO ABSOLUTO espera em Deus, pois dEle vem a minha salvação” (livramento).

Lembro do meu Curso Colegial (Curso Clássico) um livro de Literatura Francesa, quando o poeta disse:
“Seul le silence est grand” - Só o silêncio é grande. 

Imaginar esperar em Deus “em silêncio absoluto”?  

Claro que não se trata de um silêncio doentio, mas, uma atitude focada em uma “expectativa de fé”, de confiança!

A tendência do ser humano é a de espernear e abril e abrir sempre a sua boca, reclamando disto ou daquilo ou mesmo reclamando de tudo e de todos e, assim, facilmente perde o foco! 

Fazer silêncio em circunstâncias adversas é uma nobreza de caráter e uma atitude de fé e confiança no Eterno.

Bispo Agnaldo L.  Sacramento



0 comentários:

Postar um comentário